A hortelã é uma planta com aroma único que é muito usada para chás, coquetéis, sucos, temperos e infusões em geral. É comum comprar hortelã no supermercado, mas é muito melhor e mais saudável cultivar essa saborosa planta em casa. E o melhor: plantar e cultivar hortelã é muito fácil.
Essa planta consegue se adaptar a diversos climas e precisa, basicamente, de sol e umidade. Veja abaixo como é fácil plantar hortelã em casa!
Como plantar hortelã
A melhor época para plantar hortelã é durante as primeiras semanas da primavera. O ideal é plantar a partir de estacas de outra planta, que deve ficar dentro de um copo, com as raízes mergulhadas em água. Você também pode usar ramos frescos recém-cortados dentro de um copo de água para que novas raízes cresçam. Adicione mais água sempre que for necessário.
Os rebentos devem ser plantados em vasos ou mesmo no solo. A maior vantagem de plantar em vaso é que a hortelã pode ser levada a outro local, caso seja necessário e o clima peça. Na hora de escolher o vaso, lembre-se de comprar um com boas dimensões, pois a planta se estende com facilidade.
Não esqueça que o vaso deve ter furinhos embaixo para drenar a água, caso contrário as raízes acabam por apodrecer. Adicione substrato no vaso, junto com as estacas de hortelã. Apesar da hortelã precisar de sol, ela não deve ser exposta diretamente e constantemente. Sempre deixe o vaso em local protegido dos raios solares, em sombra parcial. Também deixe a planta protegida do vento.
Não esqueça: para plantar a hortelã, você deve ter o caule da planta com raízes. E a hortelã precisa de água! Então não esqueça de aguar todos os dias durante a manhã para ela continuar crescendo. O ideal é que seu solo fique sempre úmido. Mas cuidado para não exagerar e deixar o solo encharcado!
Como cultivar hortelã
É recomendado que a planta fique em local de pelo menos 10 graus. Ela cresce melhor na umidade e deve ser regada constantemente. A medida que for crescendo, remova as folhas altas e talos, assim as mais baixas podem crescer também.
Sempre tire as folhas velhas, secas ou amareladas. Também verifique com frequência para se certificar de que não há ataque de pragas. Caso isso aconteça, evite usar produtos químicos. Mantenha sua hortelã orgânica usando, no máximo, inseticida natural, como calda de sabão ou calda de fumo.
Mesmo que a hortelã seja uma planta perene (que tem folhas durante o ano inteiro), você deve arrancar as folhas secas periodicamente para que os ramos jovens cresçam melhor.
E quando quiser usar hortelã, corte o talo e aproveite para fazer chás ou temperar quibes, por exemplo!
Imagem destacada via Wikimedia Commons
0 comentários :
Postar um comentário